sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O homem que engarrafava nuvens

Humberto Teixeira nascido em Iguatu, é nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa branca.

O Homem que Engarrafava Nuvens


Documentário sobre Humberto Teixeira, idealizado por sua filha. Enquanto conta a vida e obra do pai, mostra-se o desenvolvimento do baião.

O cinema brasileiro vem prestando um belo serviço à cultura nacional nos últimos anos. Graças ao péssimo hábito de não valorizar o que é nosso, o povo brasileiro corre o risco de se esquecer da própria cultura.

Em O Homem que Engarrafava Nuvens a história do baião se mostra mais um desses pontos efermos da produção musical nacional. Apesar de ter depoimentos com autoriades para falar do assunto, não se chega a um acordo sequer sobre a origem do gênero musical. No filme, figuras como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Sivuca e David Byrne dão suas contribuições tanto com relatos quanto com interpretações das canções de Humberto Teixeira.

A princípio, o tema do documentário seria a obra do Doutor do Baião, conseguido pela investigação feita pela filha dele. Por tentar descobrir um pai que lhe é um desconhecido, aproxima-se bastante de Person. No entanto, enquanto Marina Person documenta a vida de um cineasta e a partir daí o espectador obtém um quadro do cinema nacional, Denise Dummont vai por outro caminho. Ela parece usar seu pai como pretexto para falar das várias facetas do baião: as danças, o intérpretes, os instrumentos musicais e tantos outros assuntos.

Para quem ainda não sabe quem foi Humberto Teixeira, algumas informações para justificar a importância desse homem. Ele compôs centenas de canções, entre elas a obra-prima chamada Asa Branca. Foi parceiro do ícone Luiz Gonzaga e teve até carreira política. Só o fato de não se saber muito desse compositor já é uma prova de que O Homem que Engarrafava Nuvens é uma obra que precisa ser assistida pelos brasileiros.




http://www.ohomemqueengarrafavanuvens.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário